Estudantes de museologia entregam carta ao DGP

13/04/2017 11:31

WhatsApp Image 2017-04-12 at 17.51.23

As estudantes de museologia Fernanda do Canto e Raisa Ramoni, em nome dos estudantes do curso, estiveram na sede do DGP e entregaram uma carta (acesse aqui) aos integrantes do projeto do Museu Patrimonial. No documento e na conversa, as representantes dos estudantes do curso apontaram a importância da participação dos museólogos na construção de projetos como esse. Sugeriram a relevância de sua participação em todas as etapas, desde a seleção de objetos até a proposição de ações educativas, bem como na logística, na conservação das peças, na pesquisa e documentação histórica, entre outros. Manifestaram certo desconforto por não terem sido inseridos desde o princípio nesse processo e ainda ressaltaram a multidisciplinaridade de um espaço como o museu, que podem incluir também profissionais como designers, arquitetos, historiadores e cineastas.

A equipe do Museu Patrimonial da UFSC  apontou que o projeto faz parte de uma política de gestão patrimonial iniciada recentemente e que entende que os bens enviados para descarte pelos diferentes setores UFSC tem um grande potencial para contar a história da instituição e de seus processos de trabalho, sejam os realizados em sala de aula, em laboratórios, setores administrativos ou de manutenção, por exemplo. Inicialmente a equipe conta com administrador, historiadores, desenhista técnico, entre outros, mas desde o princípio o objetivo sempre foi tornar o espaço como um campo de estágio para as diferentes áreas do conhecimento, como a museologia, por exemplo, e assim contribuir também no processo  de formação dos profissionais. Finalmente, para além do espaço expositivo no DGP e das exposições itinerantes, o intento é estimular e contribuir para que outros setores construam seu próprio espaço museológico, e transformar a UFSC num espaço de memória múltiplo e diverso.

WhatsApp Image 2017-04-12 at 17.49.22

Nossa equipe do Museu agradece as críticas construtivas e espera, com o apoio da Administração Central, a partir de agora conseguir ampliar a equipe com a participação dos estudantes de museologia e dos diferentes cursos que darão uma contribuição fundamental para a consolidação desse projeto institucional de tamanha relevância educativa, cultural e social.