Após um ano de nova direção do Departamento de Gestão Patrimonial a equipe comemora

29/05/2017 19:20

No dia 17 de maio de 2017, na sala de reuniões do DGP todos os Técnico-Administrativos em Educação do Departamento, os estagiários, o Coordenador Administrativo Edwilson Ribeiro, o Diretor Hudson Queiroz e Pró-Reitor de Administração (PROAD) Jair Napoleão fizeram um balanço sobre esse primeiro ano de nova gestão.

A reunião iniciou pelo Diretor Hudson Queiroz, que começou enfatizando que esse é um momento de comemoração e que o email de agradecimento enviado pela direção a todos os TAEs expressa essa etapa. Relembrou que quando iniciaram o trabalho no DGP, os novos gestores buscaram aprender a dinâmica da estrutura patrimonial, dar uma nova estrutura para as divisões, tanto administrativamente como com a vinda de novos colegas para preenchimento do quadro e para dar mais qualidade técnica-administrativa. Ressaltou a diferença do Departamento quando iniciou há um ano e agora. Reafirmou que o departamento faz parte da Universidade e não deve ser entendido isoladamente e que nesse primeiro ano o foco foi mostrar para os demais setores o que é e como funciona o setor.

Em seguida, tomou a palavra o Pró-Reitor Jair Napoleão, que destacou que quando tomou posse seu maior desafio dentro da PROAD era dinamizar as atividades do DGP, e após esse primeiro ano esse tornou-se o Departamento mais elogiado pela comunidade e com mais resultados. Ressaltou principalmente os elogios ao recolhimento, ao inventário,  que segundo ele é “a menina dos olhos” e a repercussão do Museu Patrimonial. Mostrou-se surpreso não só com a quantidade de elogios, mas também com a ausência de críticas nesse ano, o que só reforça o comprometimento da equipe. Ressaltou que a PROAD hoje não é um lugar onde devam permanecer pessoas desmotivadas, pois é essa motivação que fez com que diariamente o setor se superasse até agora e que deverá continuar provando diariamente a sua capacidade.  Mais uma vez colocou a Pró-reitoria a disposição para a capacitação do pessoal, o que ressaltou que é fundamental para seu aperfeiçoamento. Para concluir, pediu que cada um avaliasse os prós e os contras desse primeiro ano.

Primeiro a se manifestar, Edwilson Ribeiro ressaltou que o calendário de recolhimentos foi uma ideia que deu muito certo e que só tem ouvido elogios dos usuários, o que demonstra que as coisas melhoraram. Tanto que o DGP passou a ser um setor cobiçado por muitos TAEs em processo de remoção. Ressaltou ainda que a interação com os terceirizados possibilitou também uma melhora na qualidade do serviço prestado. Finalmente, agradeceu toda equipe. Hudson então solicitou que cada chefe de divisão fizesse sua avaliação sobre os pontos positivos e negativos nesse primeiro ano, o que passou a ser feito.

Luana Martins, da Divisão de Inventário e Apoio aos Agentes Patrimoniais iniciou sua fala agradecendo a gestão, afirmando que o clima de trabalho é bom e que não há o que reclamar. Ressaltou ainda que o trabalho de recolhimento de bens tem impactado positivamente no inventário. Para o futuro, a prioridade será construir cursos de capacitação para instruir os agentes patrimoniais, durante todo o ano, o que faz com que a divisão necessite de mais uma pessoa para funcionar plenamente. Complementando a fala e como membro da mesma divisão, Bernardo Horn também destacou a importância do recolhimento para o inventário, pois “ataca a fonte” e as campanhas de conscientização, que é o foco principal do setor. Nesse sentido, as reuniões feitas nos Colegiados foram fundamentais. Sobre o curso de capacitação complementou tem que levar em conta dois públicos distintos: os agentes mais antigos da casa e os agentes com menos tempo de UFSC, e que esse segundo segmento tem demonstrado mais vontade na realização das tarefas como agentes patrimoniais. Outro trabalho que está sendo realizado tem relação a melhoria na documentação e arquivo. Finalmente ressaltou a necessidade de melhorar a discussão contábil no departamento e que a aproximação com o Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF) foi um grande passo. Terminou parabenizando os gestores por estarem sempre abertos à críticas e elogios e pelo trabalho realizado nesse primeiro ano. E a última integrante da divisão, Paula Oliveira Costa ressaltou que o lado humano melhorou muito e que os gestores se importam com as pessoas, é que isso é fundamental para o bom andamento dos trabalhos.

Passando para a segunda Divisão de Incorporação de Bens de Aquisição, Iberaí Fernandes Pereira ressaltou a sensibilidade da gestão em relação as necessidades é muito grande e elogiou a vinda de mais um integrante para a divisão,  que o trabalho da gestão tem sido impecável no trabalho com os terceirizados, na coordenação de entregas de material e recolhimento, e que isso impactou positivamente no seu setor. Que o trabalho de recuperação de bens foi um grande projeto que passou a ser desenvolvido pelo departamento e que também teve um impacto positivo no setor. Ressaltou a energia da equipe e como fator a ser superado para o próximo  ano a reestruturação do depósito. Finalizou agradecendo por esse primeiro ano. Juliane Silva alvez, que chegou ao Departamento há pouco tempo agradeceu aos gestores pelo trabalho desenvolvido e ao chefe da divisão por estar aberto a mudanças nos fluxos de alguns processos.

Como chefe da terceira Divisão de Incorporação de Bens de Projeto, Leticia Cassano Bento também iniciou agradecendo a sensibilidade dos gestores, ressaltando que as reuniões com outros setores da PROAD, como DCF e Setic nunca tinham ocorrido e são fundamentais e que hoje o serviço está bem mais estruturado e que a migração das doações para outra divisão desafogou o setor em termos de atendimento. Como um aspecto negativo apontou um pouco de intervenção no seu setor, com a designação de trabalhos para colegas sem consultá-la, mas que com o novo planejamento e a nova divisão de tarefas que irá propor a tendência é diminuir os processos. Integrante da mesma divisão, Lyza Pereira diz que chegou na metade do caminho e que só tem a agradecer aos gestores.

Finalmente, a última integrante da equipe, Veridiana Bertelli, agradeceu a equipe e aos gestores, afirmou que iniciou o trabalho no Departamento durante essa gestão mas que viu os esforços dos gestores no sentido de atender às solicitações dos chefes de divisão. Parabenizou a ampliação da concepção de gestão patrimonial desenvolvida, seja com o trabalho de recuperação de bens, seja com o projeto do Museu Patrimonial da UFSC, que mobilizou a comunidade universitária e superou em muito as expectativas e convidou os presentes a prestigiar a cerimônia de encerramento da Exposição Inaugural do Museu no dia seguinte. Agradeceu finalmente todo o apoio da Pró-Reitoria de Administração em sempre se colocar a disposição para capacitação de sua equipe, pelo suporte em todas as atividades requeridas e pelo incentivo as atividades já realizadas ou que passaram a ser desenvolvidas.

Como representante da última Divisão de Baixas e Leilões, Diogo Vanolli ressaltou que o aumento no número de pessoas foi um aspecto positivo, assim como o recolhimento de bens, que impactou nas atividades da divisão. Reconheceu que as cobranças que recebeu nesse período eram necessárias, mas que sozinho não era possível dar conta. Com a vinda de mais um trabalhador pode dar celeridade aos processos e se dedicar mais aos leilões, e que a divisão ainda precisa de mais um trabalhador para fechar o quadro. Finalizou agradecendo o comprometimento dos gestores e que se antes estava adoecendo pela sobrecarga de trabalho, hoje tem uma divisão mais estruturada. Em seguida manifestaram-se Marcelo Koerich e Dayana Treto, recém ingressantes no departamento e que agradeceram a recepção de todos. Como fechamento, Hudson agradeceu aos estagiários e afirmou que as cobranças construtivas são positivas e que percebeu como determinadas ações melhoraram a qualidade de vida dos trabalhadores, e que isso é fruto de um trabalho coletivo. E após tantos elogios, a reunião transformou-se em comemoração e a equipe pode celebrar esse primeiro ano de gestão.

Texto: Verdiana Bertelli