Inventários

O Inventário anual de bens móveis é uma ferramenta de controle patrimonial, pela qual é possível verificar a compatibilidade entre os registros administrativos e contábeis do Sistema de Informações Patrimoniais – SIP com a situação física dos bens. A partir das informações coletadas durante o inventário é possível corrigir inconsistências, controlar a correta localização e o estado de conservação dos bens móveis que compõem o acervo patrimonial da instituição.

Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a fim de viabilizar a realização dos trabalhos de inventário, a instituição é dividida em 35 grandes seccionais de patrimônio, desta forma, o inventário anual de bens móveis tem por base o inventário de cada seccional de patrimônio, que é realizado por comissões internas designadas especialmente para tal função, dentro de cada uma das seccionais. Cabendo, neste processo, ao Departamento de Gestão Patrimonial – DGP a função de planejamento, apoio, acompanhamento e tratamento das informações prestadas pelas comissões.

O inventário é realizado anualmente e divulgado à comunidade universitária através de cartazes distribuídos por todas as unidades da UFSC e os campi, por meio do Divulga UFSC e ofícios circulares.

Para realização do inventário são disponibilizados manuais de instruções e apoio no site do DGP, e a equipe de Inventário e Apoio aos Agentes Patrimoniais oferece todo o apoio necessário às comissões por meio de e-mail e contato telefônico.