Tombamento de Bens de Projeto – CNPq

SOLICITAÇÃO DE TOMBAMENTO DE BENS RELACIONADOS A PROJETOS DE PESQUISA (CNPQ)

O recebimento das solicitações de tombamento de bens de pesquisa será via processo cadastrado no SPA, em formato digital, da seguinte forma:

1. Cadastro do processo digital no SPA:

Interessado: (Nome do pesquisador responsável)

Grupo de assunto: Tombamento (Código 303);

Assunto: Tombamento (Código 1079);

Detalhamento: Solicitação de tombamento de bens de projeto de pesquisa CNPq.

2. No processo digital, o requerente deverá incluir os seguintes documentos:

a. Cópias legíveis das notas fiscais ou das invoices de aquisição dos bens, onde deverão constar, pelo menos, a data, a descrição detalhada dos bens, a quantidade, o valor unitário e o valor total

b. Planilha de Tombamento  preenchida e formatada: Planilha de Tombamento – clique aqui (Atenção – Deverão ser anexadas no SPA somente as páginas da planilha que contiverem descrição de bens)

c. Cópia do Termo de Outorga assinado  OU Termo de Concessão e Aceitação de Apoio Financeiro a Projeto assinado

OBS.1: Para os casos de importação de equipamentos, é necessária a comprovação dos valores referentes aos bens importados (por meio de contrato de câmbio ou fatura do cartão de crédito). Além disso, é necessário anexar documentos referentes às despesas de importação adicionais, tais como, frete, armazenagem, tarifas, desembaraço aduaneiro e outras. Estas informações deverão ser sintetizadas em anexo referente à memória de cálculo do valor do bem importado – Planilha de Memória de Cálculo – Clique aqui

OBS.2: As informações utilizadas para tombamento dos bens são de responsabilidade do pesquisador. Por isto, caso haja qualquer discrepância entre os valores reportados nos documentos supracitados e aqueles que constam na nota fiscal, o processo retornará ao pesquisador para que sejam realizadas as devidas correções.

OBS.3: A partir da edição da RN 008/2018/CNPQ, os bens adquiridos serão incorporados, desde sua aquisição, ao patrimônio da UFSC.

3. Depois de aberto o processo digital e incluída a documentação necessária, o processo deverá ser encaminhado a DPD/DGP (Divisão de Doações e Bens de Projetos).

 

PROCEDIMENTOS INTERNOS DPD/DGP:

1. Após recebimento do processo digital:

a. Emissão de etiquetas de tombamento;

b. Emissão do Termo de Responsabilidade;

c. Assinatura do documento ANEXO I.

2. Encaminhamento dos documentos ao pesquisador para tombamento físico dos bens.

 

Legislação pertinente:

LEI Nº 13.243, DE 11 DE JANEIRO DE 2016

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS E PRESTAÇÃO DE CONTASClique aqui

 

DICAS E ORIENTAÇÕES

Programas gratuitos* online para rotacionar documentos:
https://www.ilovepdf.com/pt/rodar_pdf
https://smallpdf.com/pt/girar-pdf

Programas gratuitos* online para juntar documentos em um único arquivo:
https://www.ilovepdf.com/pt/juntar_pdf
https://smallpdf.com/pt/juntar-pdf

* Geralmente esses programas têm limite de tarefas diárias.

Programa gratuito online para obter cópia de notas fiscais a partir da chave de acesso:
https://www.fsist.com.br/

OBS: O passo a passo para acessar os programas não é responsabilidade do DGP.