Um Olhar Sustentável sobre a Gestão Patrimonial

12/05/2017 16:06

O Departamento de Gestão Patrimonial (DGP) desenvolve a gestão patrimonial de toda a universidade, desde a aquisição dos bens até sua baixa.

Nesse percurso, as atividades vão desde a recepção e primeiro tratamento aos bens incorporados ao patrimônio da UFSC via aquisição por compra ou doação; passando pelas aquisições de bens localizados na UFSC, mas de propriedade de terceiros, como fundações, CNPq e Ministérios; pelo inventário e controle não somente da localização física dos bens, mas de sua conservação e distribuição; além da baixa quando da perda de utilidade, seja por obsolescência, seja em decorrência de doação ou leilão a outras instituições que melhor utilizarão esses mesmos bens. Para contribuir nesse conjunto de processos, o  DGP tem uma parte de suas atividades descentralizadas, à qual dá o devido suporte, por meio dos agentes patrimoniais das unidades acadêmicas e administrativas.

Para além das atividades já desenvolvidas cotidianamente, a gestão patrimonial passou a compreender que os bens são patrimônio histórico e contam a história da instituição e dos processos de trabalho, e por isso idealizou o projeto do Museu Patrimonial da UFSC.

Mas outra importante frente passou a ser desenvolvida após a baixa do material e seu recolhimento ao depósito. O trabalho de reciclagem e recuperação de bens!

Como afirma um dos idealizadores desse projeto, o TAE Edwilson Ribeiro, “Há muito material que podia ser utilizado em outras áreas […] e simplesmente eles pedem para descartar e ficam obsoletos […] assim que eu percebi que a gente podia dar outra vida para universidade, e está dando resultado”.

Com o desenvolvimento das atividades de marcenaria no depósito do DGP, os mobiliários com defeito passaram a ser reciclados e reparados, voltando a ter sua utilização original recuperada. Assim, bens que não seriam mais aproveitados na UFSC ou em outras instituições e que seriam considerados inservíveis, voltaram a ser reintegrados ao patrimônio e reutilizados por outros setores.

O professor do curso de design e presidente do Conselho de Curadores Milton Luiz Horn Vieira foi um dos usuários que recebeu esse material e ressalta a questão dos gastos públicos, quando afirma que “Estamos falando de patrimônio público, se ele esta funcionando, ele deve ser usado, não é para jogar fora, se ele tem condições de uso, jamais pode ser descartado, isso é dinheiro, dinheiro que a nação investiu e nós temos realmente que apoiar isso”.

E o objetivo do Departamento é que esse trabalho tenha continuidade, pois como diz Edwilson Ribeiro, “Estamos em conjunto com outros segmentos da universidade, como a Prefeitura, a própria Manutenção, dando suporte para que esse trabalho não pare”.

Nesse sentido, além de gerar uma economia de gastos, esse projeto se alinha aos 3Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar, Reciclar), ao reduzir o desperdício e a geração de resíduos e reciclar materiais que não teriam mais utilidade, recolocando-os em uso.

Esse novo projeto significa um aperfeiçoamento nos procedimentos do Departamento, gerando economia de gastos e o uso racional e sustentável dos recursos e patrimônio público.

Texto: Veridiana Bertelli/DGP/UFSC