Instruções para o Sistema Integrado de Espaços Físicos – SIEF

É fundamental que cada ambiente esteja corretamente cadastrado no sistema de patrimônio (SIP) de maneira a corresponder a realidade física, pois somente assim os bens poderão ser corretamente informados no inventário. Para realizar a manutenção desse cadastro, utiliza-se o Sistema Integrado de Espaços Físicos (SIEF) <http://sief.sistemas.ufsc.br>.

Por meio do SIEF é possível realizar, pelo menos, duas atividades importantes:

– Atualização, caso necessário, do cadastro dos ambientes que compõe os imóveis de sua Unidade (descrição, vinculação a um setor, nomenclatura, etc.);

– Criação de ambientes que existem fisicamente, mas que ainda não estejam cadastrados no sistema SIEF.

Para que fique mais claro, a quem ainda não conhece o SIEF, pode-se dizer que é por meio desse sistema que é possível criar ou alterar as informações que aparecem no campo “localização” ao realizar uma transferência de bens no SIP, pois o SIEF e o SIP são sistemas interligados.

Se você foi designado agente patrimonial solicite o acesso para editar/cadastrar ambientes no SIEF, segue abaixo instruções de como solicitar:

>>  Instruções aos Agentes Patrimoniais – acesso para edições no SIEF <<

Para instruções de como operar o SIEF – acesse:

>> Instruções para realizar cadastro/alteração de espaço físico no sistema SIEF >>

 

 Algumas informações adicionais:

– Para a realização de simples consulta, o SIEF está disponível a todos os servidores da UFSC, durante todo o ano.

– Para a realização de cadastro e/ou edição de ambientes, o SIEF deve ser utilizado somente por servidores que atuam como agentes patrimoniais designados via portaria, sendo necessário solicitar à SETIC, via portal de chamados, a liberação do acesso, pois isso não acontece automaticamente.

O SIEF está disponível durante todo o ano para a realização de cadastros e/ou edições, exceto no período reservado para a realização do inventário anual, o qual terá todos os anos seu cronograma informado e amplamente divulgado a toda a UFSC.

– Caso algum servidor que não atue como agente patrimonial necessite ter acesso ao SIEF, antes de abrir chamado na SETIC, entre em contato conosco através de nosso email justificando a necessidade.

Dúvidas devem ser enviadas através de nosso email inventario.dgp@contato.ufsc.br .