Instruções para o Sistema Integrado de Espaços Físicos – SIEF

É fundamental que cada ambiente esteja corretamente cadastrado no sistema de patrimônio (SIP) de maneira a corresponder a realidade física, pois somente assim os bens poderão ser corretamente informados no inventário. Para realizar a manutenção desse cadastro, utiliza-se o Sistema Integrado de Espaços Físicos (SIEF): http://sief.sistemas.ufsc.br.

Por meio do SIEF é possível realizar, pelo menos, duas atividades importantes:

  • Atualização, caso necessário, do cadastro dos ambientes que compõe os imóveis de sua Unidade (descrição, vinculação a um setor, nomenclatura, etc.);
  • Criação de ambientes que existem fisicamente, mas que ainda não estejam cadastrados no sistema SIEF.

Para que fique mais claro a quem ainda não conhece o SIEF, pode-se dizer que é por meio desse sistema que é possível criar ou alterar as informações que aparecem no campo “localização” ao realizar uma transferência de bens no SIP, pois o SIEF e o SIP são sistemas interligados.

 

Se você foi designado agente patrimonial solicite o acesso para editar/cadastrar ambientes no SIEF, segue abaixo instruções de como solicitar:

Instruções aos Agentes Patrimoniais – acesso para edições no SIEF

Para instruções de como operar o SIEF, acesse:

Instruções para realizar cadastro/alteração de espaço físico no sistema SIEF

 


Informações adicionais

  • Para a realização de simples consulta, o SIEF está disponível a todos os servidores da UFSC, durante todo o ano.
  • Para a realização de cadastro e/ou edição de ambientes, o SIEF deve ser utilizado somente por servidores que atuam como agentes patrimoniais designados via portaria, sendo necessário solicitar a liberação do acesso, pois isso não acontece automaticamente.
  • O SIEF está disponível durante todo o ano para a realização de cadastros e/ou edições, exceto no período reservado para a realização do inventário anual, o qual acontece todos os anos em períodos informados e amplamente divulgados a toda a UFSC.
  • Caso algum servidor que não atue como agente patrimonial necessite ter acesso ao SIEF, entre em contato conosco através de nosso e-mail justificando a necessidade.