Recolhimento de Bens

Para solicitar o recolhimento de bens é necessário preencher o formulário para Solicitação de Recolhimento, conforme modelo disponível no link abaixo:

Formulário de Solicitação de Recolhimento em formato Word

O DGP/PROAD só aceitará formulários devidamente preenchidos, conforme instruções:

  • As informações descritas no formulário devem ser digitadas (não são aceitos formulários preenchidos manualmente);
  • O tipo de tombamento e a numeração informada devem estar corretos, caso contrário, os números não corresponderão à descrição do item ou nenhum registro será encontrado;
  • Deve conter assinatura e carimbo do solicitante e do agente patrimonial, podendo ser assinaturas digitais certificadas pelo sistema Assina@UFSC;
  • A data da solicitação do recolhimento deve estar preenchida (dia, mês e ano);
  • O modelo do formulário não deve sofrer alterações, como colunas, campos de assinatura ou dados do requisitante, etc;
  • Salientamos que serão recolhidos somente bens de propriedade da UFSC, ou seja, os bens adquiridos com recursos da própria Universidade, ou doados, devidamente cadastrados no Sistema de Informações Patrimoniais–SIP.

Após preenchido, o Formulário para Solicitação de Recolhimento deve ser encaminhado para o e-mail: recolhimento.dgp@contato.ufsc.br.

ATENÇÃO: NÃO SÃO RECOLHIDOS BENS DE TERCEIROS

Para verificar se um item foi incorporado como bem de terceiros, realizar o login no SPA, selecionar no Menu “Módulo do Sistema” a opção Patrimônio – Bens Móveis >> Bens Móveis >>Materiais Permanentes, e pesquisar o item pelo seu número de patrimônio ou código de barras. No cadastro do item, na aba “Incorporação”, verificar “Tipo”, onde deve constar “Bens de Terceiros”.

Após o recebimento do formulário para recolhimento de bens, o DGP encaminhará a demanda para o servidor responsável pela atividade, que entrará em contato para agendar o recolhimento dos materiais, conforme calendário de recolhimento vigente.

 


Informações úteis

Divulgação do Novo Calendário de Recolhimento de Bens Móveis – Março de 2020, encaminhado via SPA – Correspondência OF C 3/DGP/PROAD/2020

Calendário de Recolhimento de Bens Móveis

Obs: Desconsiderar Calendário encaminhado via SPA – Correspondência OF C 2/DGP/PROAD/2020 em 04/02/2020

 Informamos que o recolhimento de bens inservíveis ou ociosos terá início em 10 de fevereiro, conforme novas orientações constantes no Ofício 18/DGP/PROAD/2020 encaminhado via SPA – Correspondência OF C 1/DGP/PROAD/2020

Ofício nº 0018/DGP/PROAD/2020

Ao realizar o levantamento patrimonial dos bens para solicitação de recolhimento, é fundamental que o tipo de tombamento e a numeração informada do material (Código de Barras, Plaqueta – que no SIP corresponde a “Patrimônio”, Controle ou Número de Tinta) estejam corretos, caso contrário, os números não corresponderão à descrição do item ou nenhum registro será encontrado. Para mais informações sobre os tipos de identificação patrimonial (tombamento) utilizados na UFSC, consulte http://dgp.proad.ufsc.br/tipos-de-tombamento/

O recolhimento de bens ociosos ou inservíveis é uma modalidade de movimentação interna, pela qual os materiais recolhidos são deslocados das seccionais de patrimônio e alocados nos depósitos do DGP/PROAD.

Após recolhidos, esses bens são transferidos no Sistema de Patrimônio para a responsabilidade e guarda do Departamento de Gestão Patrimonial.

Posteriormente, observadas as condições e formalidades estabelecidas para cada caso e conforme legislação vigente, será dado encaminhamento aos respectivos processos para fins de baixa patrimonial desses bens.

Recomendamos a leitura da Portaria Normativa nº 007/GR/2007, que estabelece os procedimentos para a gestão dos bens móveis permanentes integrantes do patrimônio mobiliário da Universidade e define as responsabilidades de seus servidores pela sua execução.

 


Contato
Divisão de Movimentação de Materiais e Descarte
E-mail: recolhimento.dgp@contato.ufsc.br
Ramal: 3721-2164 (preferencialmente no período vespertino)