Instruções para transferências e consultas

 

Orientações importantes antes de realizar transferência de bens no Sistema de Patrimônio (SIP)

 

Antes de iniciar as instruções de como realizar movimentações de bens no SIP são necessárias algumas orientações:
 
-Somente agentes patrimoniais formalmente designados por Portaria devem realizar movimentações no SIP;
 
-Não realize transferências sem a anuência do agente patrimonial nato (responsável pelo setor);
 
-A movimentação de bens permanentes acontece sempre que ocorre mudança de setor; mudança de responsabilidade pela guarda e uso; e mudança de localização;
 
-Sempre que for realizar um levantamento patrimonial (por exemplo, como se faz no inventário) é fundamental que se especifique o tipo de tombamento que está sendo coletado, por exemplo: 314620 – Código de Barras; 248085 – Plaqueta (que no SIP corresponde a “Patrimônio”); 20057 – Número de Tinta. No momento do lançamento dos dados no sistema de patrimônio é preciso selecionar a opção correta quanto ao tipo de tombamento que está sendo informado, caso contrário, os números não corresponderão a descrição do item ou nenhum registro será retornado.
 
-É importante ressaltar que qualquer movimentação física deve ser registrada no SIP, ainda que não se trate de mudança de responsabilidade;
 
-Antes do registro de qualquer movimentação no SIP é fundamental a conferência física dos materiais;
 
CUIDADO COM OS HOMÔNIMOS: Recomendamos que ao realizar transferências no SIP, verifiquem sempre atentamente o nome e a matrícula ou o SIAPE do servidor responsável (servidor que está recebendo o material). Existem muitos casos de servidores com nomes idênticos na UFSC, por isso é fundamental verificar se o SIAPE ou a matrícula do servidor, ao efetuar a busca pelo nome, corresponde corretamente.
 
A solicitação de inclusão de novos servidores no SIP (para receber bens em nome) deve ser realizada através do email inventario.dgp@contato.ufsc.br informando nome completo do servidor a ser incluído, SIAPE e setor de lotação. Advertimos que, somente podem receber bens patrimoniais em nome, servidores que tenham vínculo com a Instituição, não podendo ter bens em nome, alunos, terceirizados ou outros agentes sem vínculo institucional.
 
Toda movimentação de bens no sistema (transferência interna) gerará um Termo de Transferência (TT) >> É dever do agente patrimonial imprimir o Termo de Transferência, coletar as devidas assinaturas e enviar uma via original ao DGP/PROAD.
 
-Nenhuma transferência deve ser confirmada pelo agente patrimonial. As confirmações serão efetuadas exclusivamente pelo DGP/PROAD tão logo recebamos os TTs devidamente assinados. Portanto, ao acionar o botão “confirmar” o usuário será direcionado para a seguinte mensagem: “Prezado usuário, atualmente você não tem permissão para acessar esta página.”
 

O Prazo para envio do TT ao DGP/PROAD é de até 45 dias corridos (Nos períodos próximos a realização de inventário este prazo poderá ser reduzido, excepcionalmente). Após, todas as transferências pendentes de confirmação serão canceladas. Instruções para consulta de Termos pendentes de confirmação: Clique aqui.

 
QUANDO FOR NECESSÁRIO EFETUAR O CANCELAMENTO DE TRANSFERÊNCIAS PATRIMONIAIS, tais cancelamentos devem ser solicitados através do email inventario.dgp@contato.ufsc.br informando número/ano do Termo de Transferência a ser cancelado e nome/setor do agente patrimonial solicitante. Lembrando que, apenas transferências que ainda estejam pendentes de confirmação podem ser canceladas, transferências já confirmadas não podem ser canceladas.
 
FIQUE ATENTO: antes de efetuar qualquer transferência verifique se o material não se trata de bens de terceiros. Neste caso só é permitida a transferência entre participantes do mesmo projeto (para consulta rápida Clique aqui).
 

>>> Instruções para Transferências e Consultas no SIP <<<

 
Dúvidas: Entre em contato com a Divisão de Apoio aos Agentes Patrimoniais pelo email inventario.dgp@contato.ufsc.br ou (48) 3721-2152 e 2151